Can't take my eyes of yours

O meu dia de hoje foi horrível. Não sei se sabem, mas uma prima minha está doente (leiam este post). Ela tem agora 9 anos e está cega: tem um tumor maligno no cérebro que afecta o nervo óptico. Já fez milhares de sessões de tratamentos e nada a fez voltar a poder ver o mundo. Não sabem o quanto me emociona ela chegar perto de mim e dizer "Ritinha, o que tens vestido?". Explico-lhe tudo tudo, e passo a minha mão pela roupa para ela tentar imaginar na sua cabeça o que tenho vestido. Só consegue ler em braille e, acreditem, lê melhor assim do que certos colegas dela que, mesmo tendo visão, lêem bem pior que ela. Passando à frente, ela tem andado frágil com este tempo e por ter voltado aos tratamentos e esteve doente durante uns dias. As plaquetas do sangue estavam baixas e teve de ir ao hospital para uma injecção de plaquetas. Hoje piorou, foi ao hospital local e mandaram-na de urgência para Lisboa porque estavam outra vez super baixas, as plaquetas. Está em Lisboa, no IPO e não sabemos quanto tempo irá lá ficar. Tudo parece super complicado, mas ela está lá, adora estar lá, fala com o Luís Figo ao telemóvel, com o Nuno Gomes, adora! Fala com uma calma, nem sabe o que pensar daquilo tudo. Ela simplesmente não vê o que lhe está a acontecer. Vai buscar forças não sei onde, enquanto nós, mais adultos estamos aqui só a reclamar que a vida é injusta, preocupamo-nos com coisas pequenas e mínimas de importância...
Juro que estou a aprender a apreciar as pequenas coisas, por causa disto tudo. O mais importante é ter saúde, acreditem! Imaginem a vossa vida sem poderem ver nada. Fechem os olhos e sintam a dificuldade que é andar pelas ruas, cheia de pedras salientes e que, a qualquer momento podem cair. A minha Martinha já a vi cair umas vezes. Não sabem a tristeza que é *já estou a chorar*. É tão difícil observar que, de um momento para o outro deixou de ver, aqueles olhos azuis cor-de-mar perderam a cor, deixaram de ver tudo aquilo que viam.
Não têm noção do que é aguentar isto tudo e tentar fazer papel de forte em frente à minha mãe. Não sabem. Sintam-se gratos por conseguirem ver e não desprezem a vossa saúde. Sem saúde, é difícil, acreditem.

Minha Martinha, és linda! Um dia vou contar-te tudo o que passámos juntas e vou tentar dizer-te o quanto admiro. És a minha força, és quem mais me inspira e tens apenas os teus tenros 9 aninhos. Amo-te muito meu orgulho. 
"Sonhei que era uma borboleta"

28 comentários:

  1. limitei-me a dizer a verdade *.*

    ResponderEliminar
  2. Oh minha linda!! (: que tudo fique bem fofinha!! Adoro-te!

    ResponderEliminar
  3. amor por mais dificeis que por vezes custa, sei o que é pessoas muito próximas de nós com doenças sem cura, magoa muito :c

    mas tentamos sempre ser fortes assim e não deitar uma unica lagrima á frente dos nossos pais ..

    amor tu és muito forte ♥

    ResponderEliminar
  4. Vais ver que tudo vai melhor, a vida não pode ser assim tão injusta...
    A Martinha é linda...
    Força <3

    Bisous

    ResponderEliminar
  5. Acredito que não seja fácil para ninguém passar por algo assim mas essa miúda. A tua prima... Jesus! Que GARRA! Já a admiro, sinceramente.

    As melhoras para essa borboleta linda!

    ResponderEliminar
  6. está mesmo lindo, vê-se bem o quanto gostas dela e o quanto a admiras. espero que ela melhore rápido :x

    ResponderEliminar
  7. Rita, juro que estou a chorar com este post, está tão verdadeiro. Já tinha conhecimento da história da tua prima, mas pensava que ela tinha melhorado. Estou mesmo emocionada. Tens de ter muita força e continuar a tua prima, como sempre fizeste! Desejo do fundo do coração as melhoras para a tua prima, tenho a certeza que contigo ao lado dela ela estará bem.

    ResponderEliminar
  8. Amei o teu texto. Essa menina tem uma força de invejar muita gente neste mundo.
    Desejo tudo de bom para ela e muita saúde.

    ResponderEliminar
  9. As dificuldades muitas vezes aparecem e não sabemos como enfrentá-las e por mais fortes que tentemos ser neste caso realmente acredito que seja difícil e acredita que tenho uma situação meio parecida na minha família...o meu primo logo de miúdo perdeu a visão devido a um erro medico e nunca mais conseguiu recuperar a visão( tem hoje 24 anos), é me dificil estar ope dele sem ficar uma parte de mim triste pois vejo que ele tem uma força muito muito grande e eu faço tudo para estar com ele, levo para as piscinas e perco a tarde toda junto dele com pequenas brincadeiras que sei que o fazem sentir feliz. Tudo vai correr bem e verás que de um momento para o outro isto serão apenas memorias de uma fase má. Conta comigo já sabes disso tudo e lê as minhas palavras- Tudo vai ficar bom- acredita e têm muita força e sobre tudo continua a fazer essas maravilhas junta da tua priminha :)

    ResponderEliminar
  10. oh linda, este texto leva ás lágrimas :'c
    a tua priminha vai melhorar, tenho a certeza! acredita ! eu estou aqui a torcer os dedos e a rezar por essa menina (':

    bjs linda, não deixes de acreditar !

    ResponderEliminar
  11. a nossa martinha é a maior, uma Grande menina com letra maiúscula!

    ResponderEliminar
  12. muita força ritinha. se precisares de alguma coisa diz baby.

    ResponderEliminar
  13. Já tive uns óculos dessa cor ! :D
    Mais uma vez, as tuas fotos estão excelentes ;]

    Claro, white lies é maravilhoso. E eu queria tanto vê-los no Alive.

    ResponderEliminar
  14. estou a chorar, outra vez. já tinha lido o primeiro post sobre ela. a tua prima é uma força da natureza, deves estar tão orgulhosa dela :')
    não consigo imaginar o que estás a passar, mas mantém essa força incrível contigo e fica sempre com ela, que merece tudo tudo :')
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. ela é uma verdadeira guerreira. e tu também, muitos beijinhos para a tua Martinha que tem uns olhos lindos e para ti, muita força *

    ResponderEliminar
  16. os tumores, cancros, etc. são coisas assustadoras. a tua prima deve ser tão amorosa! adorava conhecê-la um dia. já fui ao ipo umas duas ou três vezes visitar uma amiga.. é assustador. acredita que também estou quase, quase a chorar. li os dois posts. a martinha é a borboleta mais linda à face da terra! as melhoras para ela e mil forças para ti ritinha! apesar de não te conhecer, fica sabendo que tens-me aqui para tudo, sim? :)

    ResponderEliminar
  17. este post comoveu-me imenso. realmente, tens razão quando dizes que muitas pessoas só dão o devido valor á saúde, quando a perdem. espero que a tua prima fique melhor rápido (: força !
    ah, e mais uma coisa, vocês são lindas *

    ResponderEliminar
  18. mesmo, vocês têm de ser fortes. :)

    ResponderEliminar
  19. eu entendi o que querias dizer, não te preocupes!

    ResponderEliminar
  20. é mesmo, ela é uma força da natureza (:

    ResponderEliminar
  21. eu percebi quando disses-te que "ela tinha", e depois disses-te "não é que agora não o sejam", e eu disse que entendia o que tinhas crido dizer da primeira vez (:

    ResponderEliminar
  22. :| que situação, é tão...que nem sei descrever ou o que dizer. A pequenina precisa de muita força, tu também, precisam todos de estar perto.*

    ResponderEliminar
  23. **continuar ao lado da tua prima
    de nada meu amor, são lindas !

    ResponderEliminar
  24. começei a chorar, a artinha e tao pequenina. e eu tenho uma irma de 4 anos, tambem Marta, e tenho tanto medo que lhe acontessa alguma coisa. tens de lhe dar muita força, e por mais que ela nao veja, fazer tudo por tudo para que ela veja a felicidade, e a maravilhosa vida que vai ter.
    e tudo o que disses te, e totalmente VERDADE!
    ADOREI

    ResponderEliminar

obrigada! volta sempre. cheers*